O Que é Dieta Cetogênica? Aprenda como Fazer!

Emagrecer não é um processo fácil, precisa de muita força e determinação. Por isso quero te apresentar  o que é Dieta Cetogênica e te darei algumas dicas para que você Aprender como Fazer. 

 

O Que é Dieta Cetogênica? Aprenda como Fazer!

Nosso organismo funciona da seguinte maneira: ele queima os carboidratos e as gorduras transformando em energia. Quando começamos nos alimentar de forma diferente, cortando os carboidratos que é a base dessa dieta, nosso corpo é forçado a trabalhar de forma diferente.

Normalmente nos alimentamos de tanto carboidrato que as gorduras começam a se acumular em nosso organismo.

O que acontece? Cortando os carboidratos, nosso corpo começa a queimar a gordura que ingerimos e as gorduras que já estava acumulada em nosso organismo, dessa forma emagrecemos.

Esse não é um processo que nosso corpo esteja acostumado, então durante a fase de adaptação, que é cerca de 10 dias, pode ser que sinta dores de cabeça ou cansado.

 

Dieta Cetogênica em Relação a Doenças

Dieta Cetogênica em Relação a Doenças
Dieta Cetogênica em Relação a Doenças

A Dieta Cetogênica é uma evolução da Dieta Low Carb, pois a ingestão de carboidratos é bem menor, cerca de 50g no dia apenas.

Um dos benefícios de fazer essa dieta é que quem tem pre-diabetes ou já é diabético, verá uma regressão em seu quadro de saúde, pois ao reduzir os carboidratos, a insulina também é reduzida.

Pessoas com outros tipos de doenças tem se adequado a essa dieta, não só pelo fato de emagrecer, mas pelos benefícios trazidos em relação a sua doenças.

 

Veja algumas dela e as melhoras que a Dieta Cetogênica pode trazer:

·         Epilepsia: Quando o corpo começa a se alimentar das gorduras, ele produz ainda mais energia do que quando se alimentava dos carboidratos, mantendo o cérebro sempre com energia, fazendo com que algumas funções cerebrais sejam reguladas.

Dessa maneira, diminui as crises epiléticas e muitas vezes os medicamentos deixam de ser necessários;

  • Cancêr: Algumas células cancerígenas se alimentam da glicose, por isso essa dieta começou a ser uma boa opção como tratamento complementar da doença, pois ela reduz bastante o açúcar do organismo, fazendo com que as células cancerígenas percam suas forças;
  • Alzheimer: Assim como na Epilepsia, foi visto algumas melhoras contra ao Alzheimer, pelo mesmo motivo, o cérebro permanece mais tempo com energia, regulando algumas funções cerebrais;
  • Parkinson: Com o aumento de energia no cérebro, foi percebido também evoluções no quadro desta doença;

 

Alimentos Proibidos

Os Alimentos proibidos na Dieta Cetogênica são basicamente cortar os açucares e os carboidratos, citarei alguns exemplos.

  • Grãos: Feijão, soja, ervilha, lentilhas grão-de-bico;
  • Trigo: Farinha de trigo, pães, torradas, bolos, pastéis, enroladinhos, coxinhas, salgados em geral;
  • Açúcar: Açúcar refinado ou açúcar mascavo;
  • Petiscos: Doces, biscoitos, chocolate, balas, sorvetes, goiabada;
  • Líquidos: Achocolatados, leite integral e bebidas alcoólicas;
  • Outros: Achocolatado ou leite em pó, batata inglesa, batata doce, macaxeira, inhame, mandioquinha; arroz, macarrão, milho, cereais, aveia e maisena;

É importante lembrar de olhar a tabela nutricional, que vem nas embalagens dos alimentos, sempre que consumir um produto industrializado. Dessa forma saberá se tem carboidrato e se tiver tomar cuidado pra não ultrapassar os valores diários.

 

Alimentos Permitidos na Dieta Cetogênica

Depois dessa lista de alimentos proibidos você deve estar pensando: Não vou comer mais nada!

Não se engane, tem variedades de alimentos que são essenciais para essa dieta e que ainda te darão a sensação de satisfação, fazendo com que perca peso bem rápido.

Segui a lista:

  • Carnes: Carnes, ovos, frango e peixe;
  • Temperos: Azeite de Oliva, óleo de coco, banha de porco, manteiga;
  •  Leites: Creme de Leite, queijos, leite de amêndoas, leite de coco;
  • Frutas:  morangos, amoras, framboesas, azeitona, abacate ou coco;
  • Verduras e Legumes: espinafre, alface, brócolis, pepino, cebola, abobrinha, couve-flor, aspargos, chicória vermelha, repolho, couve, aipo ou pimentão;
  • Sementes: linhaça, chia, girassol;
  • Outros: Amendoim, noz, avelã, castanha do Pará, amêndoas, manteiga de amendoim, manteiga de amêndoas;

 

Normalmente comemos muitas delicias e quando começamos uma dieta, muitas dessas coisas são cortadas e sentimos muita falta. Pensando nisso, apresentarei três receitas de lanches agradáveis e que estão de acordo com a Dieta Cetogênica.

 

Receitas de lanches Dieta Cetogênica

Receitas de lanches Dieta Cetogênica
Receitas de lanches Dieta Cetogênica

Cupecake de bacon

Ingredientes:

  • 6 ovos
  • Bacon em fatias finas
  • Queijo cheddar em cubinhos a gosto
  • Temperos a gosto, como sal, cheiro-verde, cominho e pimenta do reino, pimenta de cheiro;

 

A princípio, ao invés de untar a forma com manteiga como de costume, você vai forrar a forma com o bacon e levar ao forno por 10 minutos, numa temperatura de 210°, isso fará com que o bacon fique sequinho e com o formato da forma.

Depois desse tempo, retire do forno e coloque um ovo dentro de cada forminha, em cima dos ovos coloque os temperos e o queijo. Leve novamente ao forno e deixe cerca de 20 minutos.

Retire do forno e jogue cheiro-verde por cima para finalizar.

 

Ovo Poché

Ingredientes:

  • 1 ovo
  • 1 copo com 250 ml de vinagre
  • Água, mesma quantidade do vinagre

Quebre o ovo numa vasilha e reserve.

Numa panela, coloque o vinagre e a água, leve ao fogo até que ferva. Quando ferver, mexa até formar um “redemoinho”, em seguida ponha ovo no meio. Deixe cozinhar por 3 minutos e depois retire a panela do fogo, se preferir a gema mole resfrie a água, senão deixe a agua esfriar por ela mesma. Depois, tempere com sal e pimenta do reino a seu gosto.

 

Gelatina colorida

  • 4 Gelatinas zero (Atenção! Algumas marcas vêm com carboidratos)
  • Para o mousse, 1 gelatina sem sabor ou se preferir com sabor, escolha uma de sua preferência desde que seja zero
  • 1/2 lata de creme de leite da Nestlé, pois essa não contém carboidrato

Prepare as gelatinas conforme informado nas embalagens, depois de prontas cortes em cubos e reserve.

Depois, prepare a gelatina sem sabor ou com sabor se preferir, bata no liquidificador junto com o creme de leite. Logo após, misture o mousse as gelatinas que estavam reservadas, mexa levemente com uma colher para que não espagasse as gelatinas.

Depois leve à geladeira para endurecer e sirva.

 

Cardápio de 3 dias com alimentos permitidos na Dieta Cetogênica

Cardápio de 3 dias com alimentos permitidos na Dieta Cetogênica
Cardápio de 3 dias com alimentos permitidos na Dieta Cetogênica

 

Agora que você já conhece quais os alimentos são permitidos e quais são proibidos na Dieta Cetogênica, em quais horários você pode se alimentar, quais receitas podem ser ingeridas, fique atento também a pratica de exercícios. Eles são importantes para obter uma vida saudável.

Recomendo uma caminhada, uma corrida, zumba, aeróbica, entres outras. Além de trabalhar todos os músculos dos seu corpo, também facilitará na perda de peso.

 

Questões medicas

É importante que ao pensar em fazer a Dieta Cetogênica, peça orientação medica, pois como dito no decorrer do artigo, a falta de açúcar baixa a insulina, para um diabético a queda drástica dessa dosagem podem ser perigosa.

Também a falta de carboidratos podem fazer com que o corpo sinta falta de fibras, vitaminas e minerais.

Por isso, se for fazer essa dieta, faça com acompanhamentos, principalmente se for diabético, pois talvez seja necessário trocar a dosagem dos medicamentos, se por acaso fazer uso.

 

Curiosidades sobre a Dieta Cetogênica

1° Por que esse nome? O processo que o corpo faz ao queimar gorduras primarias transformando em energia é chamado de Cetose, daí veio o nome da dieta.

2° Perde peso rápido? Sim! É possível ver a diferença nas primeiras semanas, principalmente por causa da perda de água que estavam reservadas no glicogênio.

3° Tem pontos negativos? Toda dieta tem! Nesse caso são prisão de ventre, mudança de humor, dores de cabeça, cansaço e dores no corpo.

Enfim, agora que você já conhece com mais detalhes a Dieta Cetogênica, vai em busca do seu objetivo.

Lembre-se que para tudo é preciso esforço e determinação. É difícil? É! Mas você é capaz.

Gostou do nosso artigo? Volte sempre! Toda semana tem novidades.

Ah! Se você conhece alguma receita cetogênica e acha que poderia ajudar outras pessoas a se adaptar a essa dieta, compartilha conosco se quiser deixando em nossos comentários.

Ebook Grátis Ensina: 5 Maneiras de Secar a Barriga

Ebook Grátis Ensina: 5 Maneiras de Secar a Barriga

Insira seu e-mail abaixo e receba agora mesmo sem custo algum. Método Comprovado!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *