A dieta do ovo é baseada em incluir de 2 a 4 ovos por dias nas refeições, tornando a dieta rica em proteínas e altamente saciante, afastando a fome por mais tempo.

O ovo deixou de ser o vilão da saúde, sendo comprovado que seu consumo diário não traz problemas como colesterol alto e aterosclerose. Ao contrário do que se pensava, o ovo ajuda a regular o colesterol e é rico em proteínas, estimulando um maior gasto de energia pelo metabolismo corporal.

Cardápio da Dieta do Ovo

A tabela a seguir traz o exemplo de um cardápio de 3 dias da dieta do ovo:

Refeição Dia 1 Dia 2 Dia 3
Café da Manhã café sem açúcar + 2 ovos cozidos + 5 castanhas de caju 1 xícara de chá branco + 2 ovos mexidos na manteiga café sem açúcar + omelete de 2 ovos e queijo
Lanche da manhã 1 maçã 1 pera 2 fatias de melancia
Almoço/Jantar 1 filé de frango com molho de tomate, azeite e arroz de couve-flor com legumes omelete com 2 ovos e recheio de frango, tomate e orégano peixe ao forno com legumes e azeite
Lanche da Tarde 1 iogurte natural com chia café sem açúcar + 2 fatias de queijo coalho ou minas 1 iogurte natural + 1 ovo cozido

Os ovos podem ser preparados cozidos, quando ficam menos calóricos, ou fritos com um pouco de azeite, manteiga ou óleo de coco, pois são fontes de gorduras boas para o organismo.

Cuidados após a dieta

O ideal é que a dieta do ovo seja acompanhada por um nutricionista, que poderá indicar melhor qual a quantidade adequada de ovos para cada caso. Além disso, após as 2 semanas de dieta, é necessário manter uma alimentação equilibrada com o uso preferencial de alimentos frescos, evitando o consumo de alimentos processados.

Para acelerar o processo de emagrecimento e manter o peso e a saúde após a dieta, também é importante praticar atividade física regularmente.

Os ovos estão sendo considerados o segundo melhor alimento depois do leite materno!

O ovo é rico em nutrientes – proteínas, vitaminas e minerais. A gema concentra maior quantidade de colesterol, vitaminas lipossolúveis e ácidos graxos essenciais, além de vitaminas A, D, E e K e lecitina.

Já a clara contém mais da metade da proteína do ovo, juntamente com a vitamina B2 e menor quantidade de gordura e colesterol do que a gema e ainda são ricas fontes de selênio, vitamina D, B6, B12 e minerais como zinco, ferro e cobre.

Os ovos tem ação determinante para:

1 – Cérebro

Sendo ricos em vitaminas B12 e D, e colina, os ovos são excelentes para a saúde do cérebro.

A colina é um nutriente essencial que desempenha um papel importante em várias vias metabólicas e atua como um neurotransmissor. Além disso, melhora a sua memória e poder cognitivo.

A vitamina B12 é essencial para o bom funcionamento do cérebro.

A vitamina D, que se encontra em muito poucos alimentos, também melhoram a função cerebral porque funcionam como um modulador no desenvolvimento do cérebro.

2 – Visão

Os ovos são uma boa fonte de luteína e zeaxantina, que impedem a degeneração macular, reduzindo o risco de desenvolver cataratas.

A luteína também é encontrada em vegetais de folhas verdes, mas os cientistas acreditam que o corpo absorve melhor a partir dos ovos.

3 – Músculos fortes

Os ovos são considerados um excelente alimento para a construção muscular, porque eles são ricos em proteínas, que é considerado como blocos construtores dos músculos.

Ovos têm uma proteína chamada albumina que incentiva mais a absorção de proteínas em seu corpo e facilita o crescimento muscular.

4 – Bom Humor

Ovos, sendo rico em vitamina B12, pode ajudar a melhorar o seu humor e manter o stress no limite.

Eles também contem outras vitaminas B, tais como vitamina B6 e folato que promovem o bem-estar mental e emocional. Além disso, a gema do ovo é uma boa fonte de lecitina, que funciona como um estabilizador do humor.

Os ovos também são acreditados para ajudar a depressão devido aos seus níveis elevados de aminoácidos metionina e cisteína.

5 – Ossos

Os ovos ajudam a manter seus ossos e dentes fortes, pois eles contêm fósforo, vitamina D e cálcio. É um fato conhecido que o cálcio é bom para manter os ossos saudáveis. Mas você sabia que a vitamina D promove a absorção de cálcio no intestino? Além disso, incentiva o crescimento do osso, pois uma deficiência desta vitamina pode até mesmo acelerar o envelhecimento dos ossos.

O fósforo também funciona com o cálcio para tornar os ossos fortes e é necessário para a densidade óssea apropriada. Por essas razões os ovos estão sendo considerado um dos super alimentos. Adote na sua dieta!  

Temos a missão de trazer soluções práticas e a curto prazo prazo.Dieta central agradeçe

EMAGREÇA COM SAÚDE